ORDEM DOS ARQUITECTOS DE ANGOLA (OA) PARTICIPA NO 1⁰ FORUM DA NORMALIZAÇÃO PARA O SECTOR DA CONSTRUÇÃO EM ANGOLA.
O 1° Fórum de Normalização para Sector da Construção em Angola, uma iniciativa do Instituto Nacional das Infraestruturas da Qualidade (INIQ), em parceria com a Associação das Indústrias de Materiais de Construção de Angola ( AIMCA) e a Associação Angolana de Projectos de Construção (AAPC), realizado no passado dia 11 de Julho, no Arquivo Histórico Nacional, contou com a participação significativa de mais de quatro dezenas de associados da Ordem dos Arquitectos de Angola (OA) liderada pelo Bastonário, Arquitecto Vity Claude Nsalambi, que integrou a mesa redonda que animou o debate à volta da temática. Participaram, de igual modo, da mesa redonda os representantes do IRCOP, Arq. João Carlos Pereira, da OEA, Eng. Rodrigo Cama, da FEAUN, Eng.⁰ Angelino Quissonde e do LEA, Eng.⁰ Luís Peixoto, cuja a moderação coube ao Sr. Ricardo Rocha, membro de Direcção da AIMCA.
No acesso debate, os integrantes do painel felicitaram o INIQ e as entidades parceiras pela produção das normas e defenderam o envolvimento de todas as partes interessadas, de acordo com a sua natureza. A discussão alargada e exaustiva sobre a temática permitirá a melhor adopção ou adequação das normas internacionais, com devido respeito ao contexto (ambiental, social e cultural, e económico), bem como à possibilidade de se partir para a produção de Regulamentação âmbito local ou nacional.
Outrossim, ambos realçaram a importância da educação da sociedade, explorando os diversos veículos de comunicação e informação, como parte processo de sensibilização sobre os conceitos básicos de qualidade, no geral, e da qualidade do ambiente construído, em particular.
Para terminar, todos os presentes reafirmaram a disponibilidade para a contribuição cada vez mais efectiva, através da adesão às Comissões Técnicas aos Grupos de trabalho, com particular realce para a Ordem dos Arquitectos de Angola (OA) que se vai juntar pela primeira vez.
O evento serviu também para a apresentação do catálogo digital das Normas técnicas nacionais, acessível de forma gratuita a partir do site do INIQ.